Muito brasileiros estão descobrindo as maravilhas do Deserto de Atacama, é claro, por ser uma paisagem totalmente diferente do conhecido no Brasil.
Conhecido mundialmente por ser o lugar mais seco do mundo, pois quase não chove, o deserto favorece o estudo dos astros. São diversos os telescópios espalhados por lá, o mais conhecido é o projeto ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array ), da ESO (Observatório europeu austral), o maior e mais moderno do mundo que trabalha com radiofrequência para observar o universo.
É no deserto de Atacama que está o povoado de San Pedro de Atacama. Para chegar até aqui é necessário pegar um voo desde Santiago e descer na cidade de Calama. Uma dica importante: como a maioria dos voos chegam cedo ao deserto, sugiro que saia do avião bem abrigado pois o vento é de arrepiar.
Do aeroporto você pode pegar um transfer que te deixe em San Pedro (aproximadamente $ 12.000 ou $R 45) ou pegar um táxi até a rodoviária de Calama e de lá pegar um ônibus (aproximadamente $ 2500 ou R$10). Em ambos os casos o trajeto dura mais ou menos 1h30. O caminho é super tranqüilo, a estrada é impecável.
Chegando à San Pedro o visual muda totalmente, a cidade de arquitetura simples, casas de barro e teto de palha não deixa à desejar por sua gama de hotéis e hostels, alguns deles de altíssimo padrão.
Se seu perfil é aventureiro, qualquer hostel pode ser uma boa escolha, já para quem gosta de hotéis sofisticados não faltará opção. Em ambos os casos reserve com antecedência.
Por aqui passam turistas do mundo todo que procuram uma experiência ao ar livre e conexão com a natureza. Venha preparado para falar muitas línguas, cruzar com algum brasileiro não costuma ser difícil ainda mais porque a cidade é pequena, são apenas algumas ruas de terra, mas não se engane, atrás dessa aparência rústica você encontrará uma culinária sofisticada e saborosa.
O cartão postal da cidade é a pequena igreja. Linda por dentro e por fora, atente-se ao detalhe no teto feito de cactos. Perto de lá está o famoso semáforo solar que mede a radiação minuto a minuto.
Para que querer apreciar um pouco mais da cultura andina, pode visitar o museu ou fazer compras de roupas e lembrancinhas na feira de artesanatos. Recomendo comprar gorros e cachecol, que são muito coloridos, mas você pode precisar deles em seus passeios, para se proteger do frio e do sol.
Em quase todos os hotéis ou hostel você pode pegar uma bicicleta para visitar atrações que ficam perto do centro, alguns se arriscam a ir de bicicleta até os lugares mais longes, se você não está preparado para esta atividade (que cansa, ainda mais no deserto), sugiro que contrate um tour ou alugue um carro.
Um dos passeios que ficam bem pertinho é o Pukará do Quitor. Você pode chegar a pé ou de bicicleta. A paisagem é maravilhosa, aprecie o deserto e o rio, você será levado a outra época.
Saindo um pouco da cidade estão diversos passeio imperdíveis também, como o Valle de La Luna, El Valle de La Muerte, La Piedra Del Coyote, as Estatuas de Sal, o espetacular pôr-do-sol em uma colina, os gêiser do Tatio, as lagoas altiplanicas, pequenos povados (e experimentar um churrasquinho de Llama), o Salar de Atacama com seus flamencos e os tours astronômicos feitos durante a noite.
San Pedro pode ser visitado durante praticamente todo ano, mas nos meses de janeiro e fevereiro existe um fenômeno da natureza conhecida como inverno altiplânico que pode atrapalhar enormemente sua viagem. Com chuvas torrenciais que arrasam ruas e podem fechar algumas atrações.
Algumas pessoas conseguem visitar os pontos mais conhecidos com viagens de 3 dias, mas minha recomendação é fazê-la em 5 dias, porque alguns locais não tem tour diário e você pode perder algum.
Dica importante é levar sapatos cômodos e beber muita água, além de sempre usar protetor solar, óculos e boné.
Os dias são quentes e exige roupas leves, calças jeans ou shorts, mas as noites são frias e você vai precisar de roupa de frio
San Pedro de Atacama é um de meus destinos favoritos e recomendo muito.
Veja esta opção de hospedagem no Hotel Tulor, clique aqui
>> Gêiser Del Tatio no deserto do Atacama
>> Valle de La Luna e o Valle de La Muerte, em San Pedro de Atacama
>> Lugares para visitar no Chile