Uma das paradas imperdíveis em San Pedro de Atacama são os Gêiser do Tatio.
A travessia começa cedo, mas muito cedo, perto das 4 da manhã, quando o transfer chega ao hotel. O passei só tem graça se for assim, o início das atividades dos gêiseres são nesse horário.
É importante levar roupa de frio, recomendo levar vários casacos, gorro, um cachecol, luvas, etc. Mesmo estando no meio do deserto, a temperatura frequentemente está abaixo de zero (peguei 15 graus negativos por lá). Também não esqueça de levar o óculos de sol e o protetor solar…sempre vale lembrar que você estará no meio do deserto.
O caminho até os gêiser é lindo e assustador. Lindo porque você verá o céu cheio de estrelas (a dica é pegar um lugar na janela), assustador porque a escuridão é total, o caminho é de terra e o barulho do carro fica hipnotizante, sem contar que muitos costumam ir dormindo no ônibus e o silêncio é total.
Por volta das 5h30 da manhã, o sol está saindo e aí que descobre as cores lindíssimas da paisagem. As fumaças no meio da cordilheira indicam que estamos chegando aos gêisers.
Ao sair do ônibus você sentira o frio que comentei, provavelmente o quantidade de casacos não será páreo ao frio congelante. Tudo parece uma tortura, o sono, o frio…até que o espetáculo começa.
Os jatos de vapor, a água quente (na verdade fervendo) e o cheiro de azufre nos indicam que estamos de cara com o mais profundo da terra.
É indispensável prestar atenção as indicações dos guias e ficar sempre de olho em cada pisada, a terra é úmida e não é difícil escorregar por aqui.
O respeito pela natureza é fundamental, a água é realmente quente e qualquer vacilo pode ser fatal. A maioria dos gêiseres não tem proteção então é preciso calcular uma distância prudente para não ser queimado pela água.
Na metade do passeio, os guias oferecem um café da manhã com lanches e ovos cozidos pela água de uma cratera próxima a uma piscina natural. Alguns turistas aproveitam que o ovo está quente para dar um esquentadinha nas mãos.
Terminado o café da manhã, o sol já estará um pouco mais alto e aí a temperatura começa aumentar.
Recomendo levar roupa de banho, toalha e chinelo. Pode parecer maluquice mas você não pode perder a oportunidade de mergulhar em uma piscina temperada de água mineral no meio dos Andes. Já vi pessoas nuas na piscina porque se esqueceram da roupa de banho…
A água da piscina é aquecida naturalmente, a água fria devido a altitude e água quente dos gêiser se misturam de forma a tornar a água agradável enquanto estiver dentro dela.
Realmente um espetáculo da natureza, eu recomendo.
>> Deserto do Atacama, o que fazer, roteiro, dicas e pacote
>> Valle de La Luna e o Valle de La Muerte, em San Pedro de Atacama
>> Lugares para visitar no Chile.