Um passeio inesquecível em San Pedro de Atacama é visitar El Valle de La Luna y El Valle de La Muerte.
Em pleno Deserto de Atacama, o mais seco do mundo, a paisagem é um espetáculo principalmente para os brasileiros que estão acostumados com grandes florestas.
Turistas do mundo inteiro ficam maravilhados com um cenário tão desolador, onde o único barulho é do vento que esculpe as montanhas. A paisagem lembra a lua e é por isso o nome. A NASA fez os testes neste local para as naves não tripuladas que enviou ao planeta Marte.
Para chegar ao Valle de La Muerte e também ao Valle de La Luna, você pode contratar um passeio de van na rua Caracoles no centro da cidade de San Pedro de Atacama e para os mais aventureiros um grande barato é fazer a travessia de bicicleta. Alguns hostels disponibilizam bicicletas de graça, mas a opção de aluguel também está disponível na mesma rua Caracoles.
O Valle de La Muerte fica bem mais próximo a só 3 quilômetros e o Valle de La Luna a 17 km.
No percurso você avistará estátuas de sal que foram esculpidas pelo vento por milhares de anos, como formas que lembram dinossauros e outras com formas humanas, chamadas as 3 Marias.
Visitamos uma antiga mina de sal, onde os mineiros extraiam com ferramentas bem artesanais o produto para ser comercializado nas grandes cidades.
Há um mirador que é a clássico cartão postal, muito parecido com o desenho do Papa Léguas, onde uma rocha cumprida parece que vai despencar em qualquer momento, mas fique calmo e tire a foto, é muito legal!!
Atravessamos um grande cânion que depara uma surpreendente vista das distintas formações geológicas e vulcões do norte do Chile.
No final do tour, para fechar com chave de ouro, uma subida de 20 minutos por uma duna e depois esperar sentado nas rochas o espetáculo que o pôr do sol tem preparado para você.
A vista é inacreditável, contemplar a Cordilheira de La Sal, a perfeição da duna e a maravilhosa cordilheira de Los Andes e seus vulcões. Aos poucos as cores começam a mudar entre tons avermelhados, roxos, cinzas e quando o sol termina por sumir, um preto que delineia perfeitamente a montanha.
Recomendo usar roupa em camadas, já que durante o dia faz calor, mas também venta e no final da tarde começa a esfriar. O único momento mais puxado é a subida, mas o resto, são pequenas caminhadas.
Já para quem faz o passeio de bicicleta o recomendável é fazer de dia. Para os que querem contemplar o pôr do sol é recomendável o uso de equipamentos de segurança apropriados para ser vistos pelos carros e caminhões que circulam pela estrada.
Recomendo muito.
>> Deserto do Atacama, o que fazer, roteiro, dicas e pacote
>> Gêiser Del Tatio no deserto do Atacama
>> Lugares para visitar no Chile